segunda-feira, 23 de maio de 2011

Realmente Mudar... De uma vez por todas: Mudar!

 
"Quantas vezes você já se deparou com a necessidade ou vontade de fazer uma grande mudança em sua vida?

Até ensaiou algumas, mas passado um tempo, se dá conta de que não mudou nada ou muito pouco diante do seu objetivo ou necessidade inicial.

Como conseguir então que essas mudanças efetivamente aconteçam e sejam duradouras?

Mas, antes de comentar algo, sobre recursos para promover e obter mudanças que deixar claro que as mudanças das quais estou falando, são mudanças de atitudes, de pensamentos, de comportamentos.

Para isso, é importante destacar que somos divididos em quatro grandes dimensões. Ou seja, nos não somos ou vivemos num único plano. Nossa vida acontece pelo menos nos quatro “reinos” distintos que são: o Mundo Mental, Mundo Emocional, Mundo Espiritual e o Mundo Físico.
 
Porém, a maioria das pessoas não percebe que o mundo físico é uma impressão do que acontece nos outros três mundos.

Sendo as mudanças do mundo mental e emocional as mais difíceis de serem implementadas.

Uma vez que mudanças externas, físicas ou estéticas, são relativamente mais fáceis de serem promovidas e obtidas. Pois para mudanças no mundo físico, uma intervenção de outra pessoa ou nossa própria, em nossa aparência pode promover mudanças imediatamente perceptíveis por quem nos conhece.

Já no mundo mental e emocional, tudo que fazemos ou somos, tem como base modelos que adotamos, no decorrer da existência. Estes modelos são formados através de uma espécie de programação verbal que acontece conosco desde nosso nascimento até a vida adulta.

A fórmula básica para isso é: P => S => A = R.

P de Pensamentos, que conduzem a S de Sentimentos, que conduzem ao A de Ações e estes conduzem aos R”s de Resultados.

Assim, eu e você, fomos ensinados a pensar de determinada maneira, que geraram determinados sentimentos e estes sentimentos que nos colocaram em ação ou não. Da qual resultou aquilo que efetivamente somos e obtemos no curso da vida.

E agora?

Como promover alguma mudança nesse processo?

Para realizar qualquer mudança no mundo mental e emocional, temos alguns passos a serem seguidos. O primeiro destes passos é a programação verbal que está dividida em quatro importantes etapas:

Conscientização: Tomar consciência do que você, do que quer mudar. Como isso se formou em sua mente.

Depois vem a próxima etapa que é:

Entendimento: Como a sua atual atitude ou comportamento interfere ou interferiu em sua vida até hoje.

Então entra outro passo - Dissociação: quando você desconecta-se daquilo que fazia, pensava, comportava no passado, como resultado apenas de um aprendizado passado para compreender e aceitar que o presente lhe dá novas opções de ser diferente.

Finaliza essa etapa com a Declaração: quando você declara verbalmente mentalmente aquilo que você é agora e o será deste momento em diante.

Compreenda uma coisa, as mudanças importantes e necessárias em sua vida, são você que promoverá, seguindo essas quatro etapas apresentadas.

Agora, é importante que se você desejar uma mudança em sua vida. Queira, acredite e Faça."

Sem comentários:

Enviar um comentário